terça-feira, 29 de maio de 2007

Investimento

  • Noção e tipos de investimento

    O investimento é a aplicação de poupanças em bens de produção e representa a renúncia ao consumo no presente (poupança) com o objectivo de manter ou aumentar a produção no futuro.
    Existem vários tipos de investimento, tais como: o investimento material que consiste na aquisição de bens de produção de forma a manter ou aumentar a capacidade produtiva; investimento imaterial que se baseia nas despesas que não se concretizam em objectivos, mas que são muito importantes para aumentar a produtividade e a imagem da empresa e garantir assim a capacidade de competir com empresas concorrentes; e o investimento financeiro que se resume na aquisição de capital de outras empresas, ou de acções e obrigações.



  • Importância e vantagens do investimento

O investimento tem como importância a promoção e desenvolvimento de áreas de escritórios, complexos, hotéis, lazer e habitações que se traduz num aumento de postos de trabalho no local e na terciarização da economia. E como as necessidades se renovem, o consumo é contínuo e isso exige a reposição cíclica dos processos produtivos. Com o aumento do investimento aumenta consecutivamente o capital técnico do país que proporciona efeitos positivos como o aumento dos bens de produção, edifícios, equipamentos, matérias-primas e subsídios, entre outros aspectos, originando assim o aumento da capacidade produtiva, ou seja, um crescimento das economias a média e longo prazo.


  • Relação entre investimento e globalização

A globalização proporciona a progressiva intensificação das relações comerciais e o aparecimento de novas formas de organização de processo produtivo, através principalmente das empresas transnacionais, pois estas empresas investem cada vez mais a nível mundial, em países onde os custos de produção sejam menores e onde haja maiores vantagens comparativas, isto é possível porque as maiores economias do mundo são economias abertas.
O investimento é importante para a capacidade produtiva do país, pois contribui para o crescimento económico e este introduz melhorias a vários níveis, tais como: ao nível dos processos de fabrico e de gestão de recursos, contribuindo para melhorar os níveis de produtividade; ao nível da produção dos bens, com o aparecimento de novos bens; ao nível do trabalho, com a maior qualificação em resultado da formação fornecida pela empresa, contribuindo para o aumento da produtividade do trabalho; ao nível das exportações, com o aumento da participação no comércio externo.
O investimento directo estrangeiro tem aumentado significativamente nos últimos tempos e é realizado tanto em países desenvolvidos e mais ricos como em países em desenvolvimento e mais pobres, mas o capital acaba por se concentrar nos espaços que aparentemente menos têm necessidade do mesmo.


  • Deslocalização de empresas

  1. Noção de deslocalização de empresas

A deslocalização de empresas consiste no encerramento de filiais num país para se deslocarem para outros países na procura de aumentar a produção onde os seus custos são menores.


2. Causas da deslocalização


A deslocalização tem diversas causas, tais como: a localização geográfica, pois permite uma Maior mobilidade de factores produtivos; as vias de comunicação; a qualidade das telecomunicações; a qualidade de vida para os trabalhadores; a mão-de-obra abundante e barata, o que provoca atracção de investimento, pois os custos de produção serão mais baixos; a abundância de recursos naturais e os benefícios fiscais por parte do Estado, o que faz com que seja atractivo investir-se nos países onde esses factores são assegurados.


3. Vantagens da deslocalização

A deslocalização de empresas contém também vantagens sendo elas a inserção dos países de destino dessas empresas deslocalizadas nas regiões mais desenvolvidas do mundo; a localização dos países próximos à costa marítima, porque é onde se cruzam muitas rotas de mobilidade de pessoas e bens; as condições naturais de clima, paisagem e património cultural; a capacidade de adaptação de povos e diferentes culturas e a inserção dos países numa comunidade de línguas com expressão muito significativa a nível mundial, entre outros.


4. Problemas da deslocalização

Alguns problemas/ desvantagens da deslocalização de empresas são: localização geográfica face aos principais mercados, alguns problemas não resolvidos, tais como, legislação laboral, sistema fiscal, entre outros, a escassez de recursos naturais, porque a pressão da produção sobre os recursos naturais faz com que estes fiquem escassos, a baixa qualificação média de recursos humanos, pois como têm pouca qualificação, o seu custo é menor, ou seja, mão-de-obra barata e abundante e o baixo nível médio de desenvolvimento tecnológico do nosso tecido produtivo.

5. Relação entre multinacionais e emprego

As multinacionais pensam em transferir a curto prazo os seus serviços e produção para países que têm maiores vantagens comparativas.
A instalação de multinacionais num país faz com que haja abertura de novos postos de trabalho, aumentando assim o emprego.
Como os custos de produção são baixos, isso leva muitas vezes a novos investimentos nesse país, o que origina novamente mais emprego.
Com isto, a globalização provoca diversos impactos nos países de destino como também nos países de origem.
Nos países de destino os impactos visíveis são o aumento de investimento, gerando assim emprego; esse país fica com uma maior importância no comércio internacional; as tecnologias aumentam e os lucros também; aumenta o nível de vida da população e o papel do Estado altera-se. Já nos países de origem, os impactos sentidos são uma diminuição do crescimento económico, gerando desemprego; e uma forte pressão sobre a qualidade de vida da população.
No mercado de trabalho também se fazem sentir os impactos da globalização, impactos esses que são a redução de emprego devido ao crescimento de produtividade de factores e devido também ao dumping social.




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